quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PLANEJAMENTO DE AULA

Componente curricular :Linguagem oral e escrita
 Tema : Práticas de leitura 
 
                                                              HISTÓRIAS CLÁSSICAS
 
CHAPEUZINHO VERMELHO


RECURSOS UTILIZADOS
Chapeuzinho Vermelho (De Charles Perrault, ilustrado por Georg Hallensleben)
 ° Rádio (gravador)
 ° DVD
 ° Links -  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16072
 
 °http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9682
°http//revistaescola.abril.com.br/educaçao.infantil/4 a 6 anos/comparando-versoes-chapeuzinhovermelho
  

OBJETIVOS:
 
 
Estimular o gosto pela leitura;
Conhecer contos que fazem parte da cultura universal e suas diversas versões;
Envolver o leitor numa leitura prazerosa e cheia de magias ;
Ampliar o conhecimento através dos meios digitais de forma lúdica;
Comparar as diferentes versões conhecidas da história e treinar a entonação e intenção da fala dos personagens.;
Identificação da ordem e a razão dos acontecimentos da história;
Relacionar informações sobre a história e identificar características dos personagens;
 
 
DESENVOLVIMENTO:
 
 
Apresentação do livro “CHAPEUZINHO VERMELHO”, Conversa com os alunos sobre o que sabem dessa história. Depois ler, convidar os alunos a comparar as diferentes versões conhecidas da história e apresentar informações sobre o autor e o conto presentes no final do livro.
O professor conversa com os alunos sobre as ações e intenções do lobo em CHAPEUZINHO VERMELHO ressaltando as situações de engano presentes na narrativa. Depois, pede que os alunos retomem as falas dos personagens da história pensando sobre a melhor forma de fazer suas entonações.
O professor conversa com os alunos sobre as características de cada personagem da história: roupas, aspectos físicos e atitudes. Faz uma lista das vestimentas e acessórios que precisam se produzidos para a realização do teatro.
O professor propõe que as crianças ensaiem a melhor forma de falar os diálogos. Para isso, grava as crianças falando cada um dos diálogos e depois coloca para todos escutarem e conversarem sobre como podem melhorar suas falas.
 
AVALIAÇÃO:
 
 
Como as histórias clássicas já fazem parte do repertório de leitura das crianças, partindo do que elas já sabiam foi possível promover atividades e abordar diferentes aspectos presentes no texto, como elas já conheciam os personagens e sabiam algo sobre este conto, nos permitiu a transposição do texto para uma representação, bem como colocar especial atenção na entonação e intenção da fala dos diferentes personagens.  Criando possibilidades de registrar em sua memória uma experiência importante e o vínculo com narrativas e, consequentemente com o conhecimento.
 O professor propõe que as crianças realizem o ensaio final para a apresentação da peça. Para isso, assume o papel de diretora da peça e, com as crianças caracterizadas, vai orientando e dirigindo o ensaio. Depois organiza a apresentação com as crianças.
Representar os personagens dizendo suas falas (expressão corporal, entonação

Um comentário:

  1. Como as histórias clássicas já fazem parte do repertório das crianças e sabemos que quando elas gostam de uma história elas pedem para que ela seja lida e relida diversas vezes as atividades foram desenvolvidas de maneira prazerosa pois os alunos estavam motivados e animados assimilando mais ainda os conteúdos.

    ResponderExcluir